-
Arquitetos: Proyecto Reacciona A.C
- Área: 135 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Héctor Padilla Ferraris
Descrição enviada pela equipe de projeto. A reabilitação da Biblioteca do Cereso Femenil de Escobedo é a quarta intervenção do programa Crear Comunidad da Asociación Civil Proyecto Rearea.
O principal objetivo da intervenção era criar um espaço dentro da penitenciária que pudesse ir ao encontro das necessidades da população criando um local que permitisse o desenvolvimento de atividades positivas. A proposta de projeto foi elaborada levando em consideração um orçamento limitado, portanto, buscou-se um desenho inovador utilizando técnicas construtivas de baixo custo, sem comprometer a funcionalidade.
A biblioteca foi construída em um antigo armazém abandonado de 135 m2. Depois de analisar os resultados obtidos nas oficinas realizadas com os presidiários, que posteriormente construiriam a obra, identificamos uma série de premissas importantes a serem consideradas na elaboração do programa arquitetônico.
O desafio mais importante neste tipo de projeto são as restrições econômicas que nos direcionaram desde o início de identificar e priorizar conceitos, de forma a gerar um maior impacto tendo em conta o recurso disponível. Por exemplo, neste projeto específico, foi decidido manter uma pequena mudança no nível do piso, e assentar o pavimento após esta alteração. Se solo tivesse sido nivelado, significaria comprometer uma grande porcentagem de nossos recursos, o que por sua vez teria comprometido conceitos mais necessários.
O eixo principal da intervenção centrou-se na criação de um espaço aberto com capacidade para realizar múltiplas atividades no mesmo período de tempo, considerando os diferentes grupos da população carcerária, que incluem dezenas de menores.
Em um espaço desenhado para ser rígido, procuramos criar um ambiente que inspirasse uma maior flexibilidade. A biblioteca é composta principalmente por um elemento que se desenvolve em torno de todo o perímetro do retângulo respeitando as aberturas existentes. Este elemento, que funciona como uma estante de livros, possui também uma área de computação, um espaço para apresentação de projeções e espaços que permitem ao usuário sentar-se.
O interior da biblioteca foi dividido para gerar dois programas diferentes. Na parte próxima à área de acesso e informática, o mobiliário necessário foi equipado para permitir as atividades tradicionais de leitura e trabalho em equipe. No restante, foi construída uma bancada circular com capacidade para guardar livros. Esta bancada está orientada para o espaço de projeção e tem um tapete ao centro a fim de criar uma zona de leitura dirigida às crianças que permitisse a utilização de jogos de tabuleiro. Selecionamos o amarelo em dois tons e o branco para dar vida à biblioteca. É importante mencionar que o projeto foi construído pelos presidiários da Penitenciária Masculina.